domingo, 28 de setembro de 2014

Tirsense avança na Taça de Portugal (5-3 - após grandes penalidades)


Este Domingo o F.C. Tirsense avançou para a 3ª eliminatória na prova raínha do futebol Português ao vencer a União Desportiva de Leiria, no desempate através de grandes penalidades (5 - 3).
F.C. Tirsense e U.D. Leiria re-editaram um duelo de históricos clubes portugueses que já não se via desde a última presença jesuíta no primeiro escalão Português. Nesse último desafio, na temporada de 1995/96, a equipa do Liz, vencera em Santo Tirso por 0 - 1.
Com uma entrada em jogo de domínio dividido, Tirsense e Leiria jogavam de forma ofensiva mas sem grandes consequências. À passagem do quarto de hora de jogo, Luís Carlos, após uma entrada imprudente e violenta sobre Nera, é expulso com vermelho direto. Deste momento em diante o jogo mudou de figura e se o Tirsense passou a ter mais posse de bola e assumir o jogo, o Leiria adaptou-se como podia à desvantagem numérica e verdade seja dita, com mais ou menos dificuldade ia sempre conseguindo afastar os lances de perigo da sua baliza. Ainda assim, através de Paulo Sampaio e de Carlinhos Leonel, na sequência de dois lances de bola parada, o Tirsense esteve perto de se colocar na frente.
Na segunda metade o Tirsense continuou a controlar o jogo mas o golo não chegava e o Leiria em rápidos contra-ataques ia ameaçando a defensiva Tirsense. Com Ruizinho muito activo no ataque e já com Ricardo Fernandes em jogo, o Tirsense até conseguiu materializar o domínio em lances flagrantes de golo. Primeiro foi Carlinhos Leonel, que após cruzamento de Nera, faz o impossível e com a bola praticamente em cima da linha de golo atirou por cima. Depois foi a vez de Gilmar que, sempre muito activo no ataque e provavelmente a ser o melhor elemento jesuíta em campo, atira ao travessão da baliza de João Guerra. Gilmar, aliás, tentou várias vezes o golo, e mesmo com uma mão cheia de oportunidades não conseguiu chegar ao golo. Já na recta final da partida o Leiria também assustou e Diego e Laranjeiro, estiveram perto de bater Paulo Jorge.
O jogo arrastou-se para o prolongamento, onde a história foi digna de um verdadeiro drama. O Tirsense apesar de manter o controlo era cada vez menos intenso nas suas investidas e o cansaço ia reduzindo as ameaças de golo. Ainda assim e contra a corrente do jogo, num lance infantil da defesa jesuíta, Pedro Emanuel, na recarga a um remate forte de Filipe Brigues, colocou a equipa Leiriense em vantagem. A equipa de Bernado Tavares não desistiu e mesmo com um futebol pouco lúcido ia mantendo o assalto à baliza visitante. Já na segunda metade do prolongamento, Eduardo é expulso, e o sonho do Tirsense em seguir em frente parecia impossível. Até final o Leiria ia perdendo tempo de todas as formas possíveis e rapidamente a partida chegou ao minuto final, onde já quando ninguém esperava Vladimir sofre uma falta despropositada, dentro da área. Paulo Sampaio não desperdiçou o castigo máximo e mandou toda a gente para as grandes penalidades.
Na lotaria dos penaltys o Tirsense foi mais feliz e beneficiou de uma excelente defesa de Paulo Jorge a remate de Filipe Brigues. Gilmar no último penalty não tremeu e colocou o Tirsense na 3º eliminatória da Taça de Portugal.

Vídeo FC Tirsense 1 - 1 UD Leiria (5-3 após g.p.)


Onze inicial:
Paulo Jorge; Juary; Paulo Sampaio (cap.); Danilson; Nera; Peixoto (65´ Tiago André) ; Vladimir; Pinheiro (45´ Ricardo Fernandes); Ruizinho; Carlinhos Leonel (80´ Eduardo) e Gilmar

Golos:
0 - 1, 97´ - Pedro Emanuel
1 - 1, 120´ - Paulo Sampaio (g.p.)

Penaltys:
1 - 0, Paulo Sampaio
1 - 1, Jorge Neves
2 - 1, Nera
2 - 1, Filipe Brigues
3 - 1, Ricardo Fernandes
3 - 2, Pedro Emanuel
4 - 2, Tiago André
4 - 3, Luís Oliveira
5 - 3, Gilmar

Sem comentários: