quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tirsense 2013/2014?

Um arranque de época muito tardio, a construção de um plantel à base de jogadores jovens, com pouca experiência e a falta de recursos financeiros não facilitam obviamente o trabalho de qualquer treinador e o também inexperiente Artur Jorge "treinador" não foge à regra. O entrosamento ainda é pouco e apesar dos esforços do capitão André Pinto, existe ainda alguma falta de liderança, ligação e confiança dentro da equipa. É um facto que as condições encontradas em Santo Tirso não foram as mais benéficas para um bom desempenho. Mas é facto também que apesar disso e especialmente quem tem visto os jogos pode dizê-lo, há qualidade no plantel e a margem de progressão até pode ser boa. Vejamos os casos de Mendonça e Zé Diogo. No sentido oposto encontramos rapidamente jogadores que tem sido aposta mas que exibiram até ao momento pouca qualidade dentro das quatro linhas, como por exemplo Pedro Eira e Carlão. Nunca é de mais dizer que uma equipa não vive apenas dos jogos, mas também do trabalho que faz nos treinos diários e que escapam e não são contabilizados nas demais críticas efectuadas.
 
Abaixo ficam alguns dados estatísticos sobre este Tirsense:

- Média de idades da equipa tipo utilizada no F.C. Tirsense 2013/2014: 23 anos.
- Jogadores formados no Tirsense presentes no actual plantel: 3 (época passada: 8).
- Jogadores titulares que transitaram da época passada: 4 (Pedro Soares; André Pinto; Fabinho e Pedro Maurício)
- Jogadores emprestados por outros clubes: 6 (época passada: 1)
- Jogadores na 1ª época ao serviço do F.C. Tirsense: 18 (época passada: 12)
- Orçamento mais reduzido das últimas temporadas.
- Curriculo do treinador escolhido: 
   Famalicão - 2009/2010:
     - 3 º classificado na III Divisão Nacional.
   S.C. Braga "Júniores" - 2010/11/12
     - 3º classificado em ambas as épocas (qualificando-se em ambas para a fase de Apuramento de Campeão)
   S.C. Braga "B" - 2012/2013
     - Rescindou com o clube após 9 jornadas, onde conseguiu apenas 4 pontos e nenhuma vtória.

É impossivel avaliar os resultados da equipa sem descrever também o comportamento do seu líder. A aposta, ainda que se calhar forçada em jovens, sobretudo em jogadores emprestados por outros clubes, com ambições a curto prazo, não ajudam na gestão das expectativas dentro do plantel e reflectem uma visão turva da realidade e dos objectivos do clube. Ora, ainda assim, as escolhas do técnico tem sido tudo menos pacíficas. Em equipa que ganha não se mexe, é verdade. Mas o sentido contrário também se aplica. Ou seja, se uma equipa não produz resultados e não vence há que mexer. A insistência nas mesmas soluções e a falta de aposta noutros valores e características não é a melhor forma de dar a volta ao panorama. Casos como Gil Dias, Barroso, Diogo Torres e Dédé suscitam muita dúvida quanto à sua não utilização, pois as suas qualidades encaixariam muito provavelmente nas necessidades actuais da equipa. Outro tema interessante e revelador do carácter e forma de liderar a equipa são as substituições. Esta parece ser uma das principais lacunas deste técnico. É bom não esquecer que na única vitória para o campeonato, até ao momento, as duas últimas substituições feitas já em desespero de causa, resultaram nos dois golos da vitória, mas "meter a carne toda no assador" em todos desafios não será certamente um sistema eficaz a longo prazo. A leitura feita durante o jogo e em tempo real, ressalvando algumas situações de ordem física, parecem sempre desfasadas e desajustadas da realidade da equipa. Vejamos o caso do jogo em Famalicão, onde a equipa até não se portou mal, mas a falta de criatividade, a lentidão de processos e o refrescar da equipa eram demasiado notórios para não se fazer nada durante 75 mins. Incrível. As alterações já dentro do último quarto de hora, todas depois das alterações da equipa adversária, reflectem claramente a falta de ambição para conquistar os três pontos e a pouca visão estratégica para as alterações que o jogo vai "sugerindo".
A solução de não arriscar para não perder é demasiado curta para o Tirsense.
 
Com tudo isto o Tirsense está e continua vivo. É preciso não esquecer o grande esforço do Presidente em manter o clube num patamar digno e a salvo de complicações.
Ainda assim é preciso mais querer, garra e sobretudo muito mais trabalho. A ver vamos o futuro deste Tirsense.
Força Tirso!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa análise!

Para mim o Tirsense precisa de un jogador por setor:
- um defesa central de experiência que pode jogar com André Pinto. André Dias primeira opção no banco. Pinheiro (ou Barroso) lateral direito e André Dias lateral esquerdo são ok;
- no meio campo o Tirsense não tem qualidade. O Mendonça deve jogar titular, não Carlão, com o Fabinho. Na direita porque não Diogo Torres? É um jogador como André Soares. E onde está Cuco? Lesionado!? É um jogador com muita qualidade! Ou porque não dar uma chance ao Ricardinho?
- no ataque o melhor avançado é o Gilmar. Zé Diogo-Gilmar-Silvério é a melhor solução, com Dédé primeira opção no banco.

E para finir uma pergunta: o Artur Jorge é o melhor treinador possível por o Tirsense? E para esses jogadores?

kapuchu, A sua opinião? Obrigado!

kapuchu disse...

É claro que gostaria de poder contar com um Paulo Sampaio, um Marco Ribeiro, um Zé Manel ou um Vilaça ao lado do André Pinto, mas as escolhas foram tão limitadas que nem vou por aí. O eixo central preciso de um pouco mais de traquejo e experiência.
No meio-campo e apesar de se perceber que o Mendonça ainda não consegue fazer um jogo completo, parece-me que tem qualidade a mais para estar no banco. Quanto ao Carlão até parece injusto criticá-lo, pois dá tudo dentro de campo e não comete muitos erros, mas quando é para levar a bola uns metros para a frente, simplesmente não dá. Se calhar não tem o apoio e a confiança para evoluir neste sentido. É importante dizer que neste lugar a época passada jogava o Tiago Lenho, que também não começou ,muito bem mas com o decorrer com campeonato surpreendeu. Espero que o Carlão possa fazer o mesmo. O Cuco e o Ricardinho não conheço. Não os vi a jogo. A análise foi feita de acordo com o que vi nos jogos todos. Na frente apostava em Zé Diogo(dir.), Dédé(centro) e Pedro Maurício(esq.).
Qual seria a sua equipa ideal?

kapuchu disse...

Em relação ao treinador é difícil distinguir a personalidade dele com a postura que acho que deve ter durante um jogo. Realcei apenas a leitura que ele tira do jogo, que normalmente é sempre diferente da minha. Eu não tenho acesso à informação toda, ainda assim, para mim, neste momento está com pouca margem de erro, essencialmente porque o campeonato é demasiado pequeno para mais tropeções.

Anónimo disse...

Equipa ideal

André Soares
Pinheiro (ou Barroso)- Gil Dias - André Pinto - André Dias
Cuco (Diogo Torres/Pinheiro) - Mendonça - Fabinho
Zé Diogo - Gilmar (Dédé) - Silvério

Eu não quis dizer que o Carlão não mas que Mendonça parece melhor.
Cuco é jogou em Chipre e nas divisões superiores, tem qualidade qualidade e o meio-campo do Tirsense carece de qualidade. Mas eu não sei se não porque lesionado. É muito estranho que ele não está no onze inicial e no banco! Alguém sabe porquê?

No mercado inverna eu espero que o Tirsense assinar um defesa central e um médio com qualide (se o Cuco não pode jogar porque lesionado).

Anónimo disse...

O meu erro.

* Eu não quis dizer que o Carlão não É BOM mas que Mendonça parece melhor.

Anónimo disse...

Mendonça!