domingo, 21 de outubro de 2012

Tirsense gigante cai nas Aves! - Taça de Portugal

"110 mins a ridicularizar-vos" foi a resposta da equipa Tirsense, aos vizinhos e adeptos da Vila das Aves, hoje no tão esperado derby do concelho disputado esta tarde. Foram precisos uns longos 120 minutos para os jesuítas tombarem na Taça de Portugal. Apenas após prolongamento, 3 - 1 foi o resultado final.
Com uma bela moldura humana presente nas bancadas, a equipa de Santo Tirso, começou a partida não só empatada em campo, mas também no apoio. Os Tirsenses aderiram e o derby tornou-se mais derby.
Quanto ao jogo, o primeiro lance polémico da partida deu em golo. Quando um jogador do Tirsense se encontrava no chão a pedir assistência há já um bom tempo, o Aves adiantou-se no marcador através de Renato Santos, na resposta a um bom cruzamento da esquerda e enquanto todos os jogadores Tirsenses esbracejavam para a bola ser enviada para fora das quatro linhas. Num duelo bastante emotivo, após o golo, o Aves não mais voltou com perigo à baliza de Pedro Soares. Enquanto isso e mesmo com algumas dificulades na construção de jogo o Tirsense lá ia conseguindo subir no terreno e criar perigo, acercando-se da baliza de Ricardo. Por duas vezes, através de Pedro Maurício e Pedro Tiba, esteve mesmo perto de igualar as contas e equilibrar os números. Ainda na primeira metade e no decorrer do festival de cartões que Renato Gonçalves resolveu proporcionar, realce para a expulsão do avense Romeu, até então uma das melhores unidades dos da casa, após entrada dura sobre o capitão jesuíta, André Soares.
Na segunda metade o Tirsense, com mais uma unidade em campo, continuou a carregar e procurava chegar ao golo por todos os meios. Por esta altura o Aves, cada vez mais recuado, ia-se preocupando em diminuir o tempo útil de jogo e acabar rapidamente com a partida. Enquanto isso a equipa de Carlos Pinto arriscava tudo, circulava a bola até bem perto da area avense, passou em pouco tempo a jogar apenas com três defesas e colocava cinco homens na frente. Enfim, a carne toda no assador em busca do golo. Até que à entrada do período de compensação e após uma sequência de faltas à entrada da área, Pedro Tiba na cobrança de um livre indirecto marcado de forma exemplar, igualou a partida e levou ao rubro a repleta bancada negra presente na Vila das Aves, repondo justiça no marcador e atirando o desafio para prolongamento.
Logo nos primeiros minutos do tempo extra, a eliminação jesuíta começou a desenhar-se numa expulsão muito duvidosa de Gil Dias, na sequência de uma falta muito duvidosa junto da area Tirsense. Nos últimos 15 minutos do tempo extra vieram os golos. A equipa da casa mais esclarecida e fisicamente mais capacitada, através de Reis e Rabiola, decidiu a eliminatória e roubou ao Tirsense uma também merecida passagem à fase seguinte.


Enfim, um derby emotivo quanto baste, intenso dentro e fora do campo, vibrante como há muito não se via e claramente a repetir o mais cedo possível!

Reações:

Em declarações ao Santo Tirso Desportivo, os treinadores das equipas do Concelho tiveram opiniões diferentes:

Carlos Pinto (treinador - F.C. Tirsense):
O Tirsense fez um grande jogo. No prolongamento o Aves foi feliz. Os meus jogadores estão de Parabéns.

Jose Vilaça (treinador - C.D. Aves):
Foi um jogo muito intenso, característico de um derby. Na 2ª parte em inferioridade tentamos controlar o jogo. Podíamos ter resolvido aí o jogo. Merecemos a vitória.

Onze inicial (F.C. Tirsense):
Pedro Soares; Pedro Queirós; Filipe Babo; Vilaça; Eduardo (Gil Dias); Tiago Lenho (Veloso); Fabinho; André Soares; Rafinha (Vitor Hugo); Pedro Maurício e Pedro Tiba. (foto: santotirsodesportivo.net)

Golos:
1 - 0, Renato Santos - 10´
1 - 1, Pedro Tiba - 90´
2 - 1, Reis - 114´
3 - 1, Rabiola - 119´

Vídeo do jogo (Santo Tirso Tv):

9 comentários:

Anónimo disse...

Kompensan e isso passa!

82 anos a ridicularizar-vos e junta já outros 15 anos!

Espetador disse...

"roubaram ao Tirsense uma mais que justa passagem à fase seguinte."

Passagem justa? Aonde? O Tirsense não jogou assim tanto, nem foi muito superior ao D. Aves.
E claro o arbitro teve muita influencia no resultado!

Anónimo disse...

50 minutos a jogar com mais uma unidade e só marcaram de livre (à segunda tentativa, por insistência da árbitro). perdem 3-1 e são gigantes? a partir dos 4 são grandes, e dos 5 são normais. triste sina a vossa, tirsenses. até daqui a 15 anos!

Anónimo disse...

Para estes negros marcar um golo ao DESPORTIVO DAS AVES já é como serem campeões nacionais. Enfim, custa-lhes a aceitar k o AVES é enorme e já os ridiculariza à quase 83 anos e assim vai continuar a ser. Entretenham-se aí na vossa divisãozinha. O ORGULHO SOMOS NÓS!

Anónimo disse...

Aproveitas-te logo a frase que pusemos, obrigado pela notoriedade, é pra estas coisas que as colocamos, para ficarem na vossa memória! Realmente esteve muita gente negra de roupa e de cérebro, porque aqueles sons pro lateral esquerdo só mostra o vosso atraso, em mentalidade e capacidade! Mas que levaram um festival de bancada levaram, SÓ FOI PENA NÃO TER SIDO EM SANTO TIRSO! HASTA

Anónimo disse...

Bela reportagem, sim senhora... Os meus parabéns a quem o redigiu... Apenas uma, pequenina, chamada de atenção, um pequeno detalhe k me ta a deixar um pouco confuso... A k jogo o SR/SRA se refere?????? Certamente n será ao jogo de ontem, dia 21/10/2012! Pois é-me impossivel relacionar este texto com a partida de ontem! A verdade é uma coisa tão bonita pra ser dita, façam-lhe jus.... O AVES GANHOU E BEM!!!!! É uma vergonha uma cidade tão próxima não encher a bancada k lhes diz respeito! É uma vergonha o povo dessa cidade usar e abusar de atitudes racistas pra com um jogador do Desportivo das Aves! Um profissional alheio a toda a "rivalidade" entre os dois clubes, as duas terras, os dois povos. Ser do AVES não é, apenas, uma escolha mas sim uma questão de BOM GOSTO! Resumam-se à vossa insignificância.....

BM disse...

Sim o jogo foi no domingo dia vinte e um de Outubro e o Tirsense foi prejudicado, sem dúvida. Já agora o Aves fez quantos remates á baliza? E o Tirsense? Parece que os vermelhos continuam há 83 anos ainda metidos dentro de um galinheiro, continuam sem perceber que ainda são muito pequenos em relação ao Tirsense. Nós de Santo Tirso e sem dinheiro conseguimos encher qualquer estádio desde que nascemos e vós da aldeia com dinheiro continuais a ser muito pequenos e não conseguis sair do galinheiro! Já agora o Mamadou foi vaiado o jogo todo porque insultou os adeptos do Grande TIRSENSE no primeiro golo quando se "esqueceu" de deitar a bola fora! TIRSENSE SEMPRE!

Anónimo disse...

És mesmo burro, ainda gostava de ver esse clube jesuita a encher um estadio, nem de borla!

Triste e Pequeninos!

Sois um povo desinteressante e sem mentalidade em nada!

Anónimo disse...

"Nós de Santo Tirso e sem dinheiro conseguimos encher qualquer estádio desde que nascemos e vós da aldeia com dinheiro continuais a ser muito pequenos e não conseguis sair do galinheiro!" ???? AHAHAHAHAHHA. o último "estádio" que vocês encheram deve ter sido um dos pelados da AF Porto há uns 10 anitos atrás. PS: queres ver que agora nas Aves somos ricos e eu não sabia?